Da série "Lugares de tirar o fôlego": Klementinum, a biblioteca nacional da República Tcheca
Localizada na cidade de Praga, na República Tcheca, a biblioteca Klementinum é um exemplo requintado da arquitetura barroca no país. Aberta pela primeira vez em 1722 como parte da universidade jesuíta, a biblioteca foi eleita como uma das bibliotecas mais bonitas e majestosas do mundo.
O complexo fica próximo da Ponte Carlos, um dos principais pontos turísticos da cidade, situada bem no centro histórico de Praga.
Seu interior possui afrescos no teto pintados por Jan Hiebl e suas mobílias originais da época dão um toque mágico na decoração interna. As pinturas apresentam retratos de santos jesuítas, patronos antigos da biblioteca e outras figuras de destaque.
O Klementinum costumava ser o terceiro maior colégio jesuíta do mundo e é o segundo maior complexo arquitetônico da cidade, atrás apenas do Castelo de Praga.
Outro destaque da atração é a incrível coleção de globos geográficos e astronômicos, na sua maioria, feitos por padres jesuítas, que também construíram relógios astronômicos.
No ano de 1773, o Colégio dos Jesuítas tornou-se parte da renomada Universidade Charles, logo após quando os jesuítas cortaram laços com o papa. Foi nesse ano que o Klementinum oficialmente se tornou numa biblioteca, observatório e universidade pela imperatriz Maria Teresa da Áustria.
Комментарии